QUANDO O DINHEIRO FALA


A dirigente de Kadima, Tzipi Livni, residente em Tel Aviv, perdeu na maioria das áreas geográficas do país, agás em Gush Dan e Haifa. A força de Kadima nas eleições do passado martes procedeu das zonas mais acaudaladas de Tel Aviv e Herzliya –ambas, curiosamente, fóra do perímetro do lançamento de mísseis.


Uma análise dos resultados contradiz o manifestado repetidamente por Livni na campanha de que as políticas do Likud íam encaminhadas a convertir aos pobres em mais pobres e que a sua obsesão de derrotar a Hamas era negativa para a seguridade.


O Negev, Beit Shemesh, Jerusalém e a maior parte das áreas urbanas em Galilea inclinaram-se por Israel Beiteinu e o Likud.

O assento de diferença de Kadima sustentou-se principalmente pela sua vitória em Tel Aviv, que a respaldou com o 34 % dos sufrágios, comparados com o 19% que aranhou o Likud e o 15 % dos Laboristas.


Em Kfar Shmaryahu, quiçá a cidade mais adinheirada do país e residência de vários multimilhonários, votaram num 49 % por Kadima, 19 % Laboristas e 16 % Likud.


De forma semelhante, Livni obteve o 28 % dos votos em Haifa e o 37 % em Herzliya, uma acaudalada cidade ao norte de Tel Aviv. Kadima ganhou um terço dos votos em Rishon LeTzion, ao sul de Tel Aviv, na cidade turística de Eilat e em Modi'in, uma cidade de nova factura entre Tel Aviv e Jerusalém.


Virtualmente em qualquer outra área urbana, Kadima ficou por detrás do Likud e Israel Beiteinu. Em Jerusalém, o Likud de Netanyahu ganhou o 24 % dos votos, doblando os obtidos por Kadima. Shas e UTJ (Judaísmo Unido na Torá) obtiveram na capital, colectivamente, o 34 %.


Inclusso Rehovot, uma cidade próspera mas que semelhava ir a ser a seguinte vila da lista em ser bombardeada por Hamas antes do início da Operação Liderádego Sólido, favoreceu ao Likud por uma estreita marge respeito a Kadima.


Ashkelon, Ashdod, Afula, situadas entre o Val do Jordão e a costa mediterrânea, Tzfat, Tiberias, Kiryat Shmona e Katzrin nos Altos do Golan votaram Likud ou Israel Beiteinu em primeiro lugar.


Velaqui os resultados percentuais doutras áreas:


Liku-Israel Beiteinu-Kadima

Ma'aleh Adumim 45-15-13
Arad 18-32-23
Beit Shemesh 22-12-6
Kiryat Gat 26-25-15
Nahariya 27-22-26
Akko (Acre) 22-22-12
Hadera 28-19-26
Ariel 45-32-9
Be'er Sheva 28-23-20
Sderot 32-23-12

0 comentarios: