O PERIGO OBAMA


Trinta anos atrás, a finais de 1978 e começos de 1979, a ofuscação do Presidente dos EEUU Jimmy Carter e a sua obsessiva fixação com os “direitos humanos” em todo o mundo –particularmente no Iran governado pelo Sha- propiciou o auge de Jomeini e a chegada do jomeinismo ao poder. Carter impediu que o Sha reprimisse as protestas contra ele –quer dizer, que as dispersasse a tiros. O resultado foi a toma de Iran pelos ayatolas e o assassinato de milheiros de simpatizantes do Sha.


Tudo o que o mundo tem sofrido, sofre e sofrirá a causa do regime de Iran é resultado directo da curtedade de miras dum Presidente dos EEUU que não entendia nada do que se passava no Meio Leste.


O problema crônico dos políticos estadounidenses é que contemplam o mundo com os seus anteolhos culturais e acreditam que “se dialogamos com os demais” lograremos “que sejam como nós”, “como todos” e “tudo será perfeito”; se apenas lhes proporcionamos postos de trabalho e os comprazemos com as suas “justas” exigências (o direito de retorno, uma capital que jamais teve relevância para os palestinianos, a negativa a reconhecer o Estado de Israel, etc.) irão a trabalhar pela manhã e voltarão pela tarde a casa a jogar com os seus filhos e a pescar.


Obama está incorrendo nos mesmos erros que no seu dia cometeu Carter. Ingenuamente acredita que mediante o diálogo com os ayatolas logrará o que os europeus têm fracassado em lograr durante muitos anos. Obama nega-se a lêr o que muitos investigadores, políticos e homens de Estado de todo o mundo têm escrito, e nega-se a escuitar àqueles que estám preocupados por Iran –árabes, israelis e europeus-, àqueles que não albergam dúvidas de que os ayatolas se pretendem fazer com o controlo do Meio Leste, e mais tarde, provavelmente, com o controlo do mundo inteiro se têm a oportunidade.


Só uma pessoa cega não veria o modo em que Iran, antes inclusso de lograr armamento nuclear, tem mudado o rosto do Meio Leste. Os longos brazos de Iran estám já incrustados firmemente no Líbano, Irak e Gaza, e estám-se dirigindo poderosa e directamente contra outros Estados como Egipto, Marrocos, Jordânia, Oman, Bahrein e Arábia Saudi.


Só uma pessoa surda não escuitaria os gritos de angústia que emergem do mundo árabe (para além de Israel e os seus interesses) em tanto os seus dirigentes vem como os persas –seus historicamente odiados rivais- dirigem as suas ameaças contra os beduínos do deserto –bárbaros incultos, segundo eles- por arruinar no século XVII a nação persa, que era avançada, progressista e moderna naquela altura.


Só um cego não veria os preparativos dos dirigentes chiítas de Iran para tomar vingança contra os sunitas por 1350 anos de opressão, perseguição e assassinatos cometidos pelos sunitas contra a oposição chiíta cad vez e em cada sítio que puideram.


Obama acredita que se Israel puidesse ser reduzida a um tamanho “adequado” –quer dizer, ao tamanho das fronteiras de 1949 (as “fronteiras de Auschwitz”)- o mundo árabe e muçulmão estariam dispostos a sentar-se arredor duma lareira com os EEUU e pôr-se a cantar juntos. Alguns membros da sua equipa acreditam que Israel é a causa dos problemas no mundo árabe e islâmico, e que se consegue a paz entre Israel e os “palestinianos”, os problemas de Irak, Afeganistão, Sudám, Líbano, os chiítas, os sunitas, Al Qaeda, e a Irmandade Islâmica resolverão-se por arte de mágia.


Pois bem, Obama e a sua gente deveriam ter em conta o seguinte: inclusso de Israel decidisse evaporar-se, desaparecer, e autoborrar-se do mapa, todos os outros problemas continuariam.


Um Presidente dos EEUU decidido a fraguar um mundo árabe e islâmico a image e semelhança do modelo norteamericano está chamado a fracassar e, de passo, arrastar a outros na trampa dos erros históricos nos que Carter e Bush caíram, cada um no seu momento e com o seu estilo. Como resultado dos seus erros, milheiros de pessoas na região foram massacradas, assassinadas e mutiladas.


O Presidente dos EEUU conduz-se nos seus vis-à-vis com o mundo árabe e islâmico como um novato tratando de guiar uma divisão acorazada. Obama tem-se lanzado a uma fogida face adiante a lombos dum cavalo imaginário, e o único que à gente da região lhes cabe agardar é que os seus terríveis erros não suponham um custe adicional de demassiados milheiros de vidas.


O mais terrível do caso é que alguns israelis têm jogado um papel importante em dar forma aos erros de Obama, e o sangue dos seus irmãos, de outros israelis, será o preço que haveremos de pagar pela insensata actitude daqueles que apoiaram as fantasias de Obama, junto com as suas descabeladas ideias que estám a pôr em perigo a nossa seguridade e a confiança em nós próprios.



MORDECHAI KEDAR


* O Dr. Mordechai Kedar é professor do departamento de árabe na Universidade Bar-Ilan.


Fonte: Yediot Ahronot


0 comentarios: